CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA - L1 SMART SOLUTIONS

01 - MISSÃO, VALORES E COMPROMISSOS ÉTICOS

Da missão:

Somos uma empresa de base tecnológica, genuinamente paranaense.

Temos a missão de fornecer ao mercado corporativo soluções inteligentes e integradas para automação e monitoramento de infraestruturas de missão crítica.

Entendemos que a operação das empresas de hoje e cada vez mais no futuro, possuem ou estão apoiadas em infraestrutura de missão critica que precisam ser confiáveis e possuir alta disponibilidade.

Trabalhamos diariamente para desenvolver soluções que entreguem confiança para as corporações tornando suas operações mais consistentes e suas infraestruturas mais disponíveis e inteligentes.

Promovemos o crescimento do nosso negócio de uma maneira mais estratégica e competitiva, mantendo a sua dinâmica e vitalidade, e criamos uma cultura corporativa internacional que segue padrões e respeita a diversidade ao mesmo tempo que fortalece o nosso legado.

Proporcionamos igualdade de oportunidades para todos os colaboradores, atraindo talentos para a L1.

Dos valores:

Nosso relacionamento com os nossos públicos de interesse e o público em geral é pautado por valores éticos apresentados a seguir:

  1. presteza e cortesia;
  2. tratamento digno e respeitoso;
  3. comportamento íntegro e transparente
  4. orgulho profissional;
  5. busca permanente da excelência e do crescimento profissional;
  6. qualidade de vida e segurança no trabalho e na comunidade
  7. respeito à diversidade e à inclusão; e
  8. responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

Compromissos éticos:

Estamos comprometidos com princípios éticos, em sintonia com os valores que guiam a sociedade brasileira e com as leis vigentes no Brasil e nos países que a L1 atua.

Deste modo, baseamos o relacionamento com nossos públicos de interesse e o público em geral na honestidade e integridade, visando que nossas decisões e práticas sempre incluam os princípios éticos e os valores da companhia, ajudando a construir relacionamentos duradouros e baseados na confiança.

Todos os nossos processos de negociação devem ser transparentes e buscar a veracidade das informações fornecidas para os parceiros.

Exigimos que todas as pessoas, profissionais da L1 ou não, sejam tratadas com dignidade e respeito.

Temos preocupação permanente com o impacto de nossas ações e decisões sobre os nossos públicos de interesse e o público em geral. Gerenciamos os riscos envolvidos nos negócios da L1, procurando sempre levar em conta que o futuro depende das decisões que estão sendo tomadas hoje.

A L1 está comprometida com o futuro do planeta e consciência de que, há uma constante responsabilidade em relação a preservação ambiental e a avaliação rigorosa das consequências de nossos programas, projetos e produtos na qualidade de vida das gerações futuras.

Por fim, por meio da crescente inovação de nossos produtos, objetivamos contribuir para o crescimento do País, o desenvolvimento socioeconômico das comunidades onde atuamos e o bem-estar da população.

02 - DIRETRIZES DE CONDUTA EMPRESARIAL DA L1

Responsabilidade pelo cumprimento dos valores e das diretrizes definidos no Código de Conduta Ética (Código).

  1. Os profissionais da L1, isto é, os seus colaboradores efetivos, temporários, estagiários, jovens aprendizes, gestores, diretores e sócios, devem respeitar e cumprir as diretrizes definidas neste Código.
  2. Gestores, Diretores e Sócios devem assegurar que os valores e as diretrizes de conduta empresarial estabelecidos neste Código orientem a tomada de decisão em suas áreas de atuação, promovendo o seu compartilhamento e uso pelas suas equipes.
  3. Os representantes da L1 em empresas com outros sócios, controladas ou não pela L1, devem empreender os melhores esforços para disseminar e implantar este Código de Conduta Ética ou outro código com padrão mínimo similar a este.
  4. Condutas não alinhadas com o Código serão passíveis de medidas disciplinares.

Da responsabilidade em relação as informações divulgadas.

  1. Só devemos divulgar informações sobre a L1 que sejam corretas, precisas e com transparência, adotando procedimentos estruturados para o controle e qualidade dessas informações.
  2. Devemos seguir e cumprir as diretrizes da empresa sobre segurança da informação.

Conflitos de interesse.

Devemos agir com integridade e transparência, evitando, em nosso trabalho, conflitos de interesse, reais ou aparentes, nos relacionamentos profissionais.

Imparcialidade e rigor técnico nos procedimentos de negociação comercial.

  1. Devemos seguir e cumprir as normas da empresa sobre negociação comercial, utilizando processos de seleção imparcial de fornecedores e critérios estritamente técnicos e comerciais.
  2. Nossas relações com os fornecedores devem considerar os interesses legítimos de ambos, não sendo admitidas vantagens indevidas, obtidas por meio de manipulação de informação, intimidação, coerção, coação ou constrangimento, a criação artificial de situações de dependência, práticas de concorrência desleal ou situações de conflito de interesses com os negócios da empresa.
  3. Não devemos participar em processos de compra ou venda com empresas cujos sócios ou dirigentes tenham potencial conflito de interesses, real ou aparente, por exemplo, advindos de relacionamentos pessoais ou familiares*.
  4. Devemos seguir e cumprir as normas da L1 que vedam a contratação de fornecedores que desobedeçam à legislação trabalhista, forneçam produtos ou serviços sem segurança, não ofereçam treinamento e equipamentos de segurança a seus funcionários ou empreguem trabalho forçado ou mão de obra infantil.
  5. Não devemos adotar ações que prejudiquem a livre concorrência e a imagem de nossos concorrentes.

Relação Profissional adequada.

  1. Devemos seguir e cumprir as normas da L1 para a admissão, avaliação, promoção e demissão de nossos colaboradores, garantindo que os processos sejam justos, isonômicos, imparciais e transparentes.
  2. Podemos ter vínculo de parentesco dentro da L1, mas não podemos nos reportar, direta ou indiretamente, a um parente, cônjuge e companheiro ou estar envolvido em situações que possam gerar um conflito de interesse.
  3. Podemos ter outras atividades de trabalho, desde que não sejam incompatíveis com o nosso horário de trabalho na empresa, não tragam prejuízo ao desempenho profissional e não conflitem com os negócios e interesses da empresa.

Relacionamento com os clientes.

  1. Devemos manter relações respeitosas e profissionais com os clientes, preservando e promovendo os canais específicos para recebimento de reclamações sobre a qualidade e a conformidade dos produtos e serviços prestados.
  2. Não podemos nos valer de nossas posições na empresa para tratar de maneira diferenciada clientes com quem tenhamos parentesco ou laços de amizade.
  3. Não devemos, em caráter particular, vender produtos e serviços da L1.

Adoção de boas práticas nas transações com partes relacionadas*.

Devemos seguir e cumprir as diretrizes internas que orientam as transações entre partes relacionadas.

Uso adequado de mídias eletrônicas.

Devemos seguir e cumprir as normas da L1 sobre o uso de e-mail, Intranet, internet e outros canais eletrônicos de comunicação, não divulgando, interna ou externamente, mensagens em discordância com os princípios éticos da empresa, como trotes, boatos, pornografia, comércio, propaganda, além de mensagens de cunho político-partidário.

Uso responsável dos recursos de propriedade da empresa.

  1. Devemos proteger e preservar os ativos* das empresas da L1 contra o uso inadequado ou indevido, tratando-os com zelo e cuidado.
  2. Não permitimos que as instalações e ativos da L1 sejam usados para a promoção de correntes políticas ou religiosas.

Respeito à propriedade intelectual e ao direito autoral.

Respeitamos os direitos autorais e a propriedade intelectual de terceiros e não permitimos o uso ou compartilhamento de cópias não autorizadas, ou obtidas ilegalmente, de materiais, sistemas e softwares de terceiros.

Relacionamento com o setor público.

  1. Nossas relações com o Poder Público* devem ser transparentes, íntegras, contributivas e sustentáveis.
  2. Colaboramos com o Poder Público em suas ações de fiscalização das práticas da L1.
  3. Podemos participar de atividades político-partidárias em caráter estritamente pessoal, fora dos horários e locais de trabalho e sem provocar prejuízos à posição da L1 de neutralidade e isenção em relação a candidatos ou partidos políticos.
  4. Não usamos recursos, programas e serviços, ou associamos marcas da L1 com atividades de natureza político-partidária.

Vedação de publicidade, propaganda e concessão de patrocínios socialmente inadequados.

Não é autorizado a realização de eventuais campanhas publicitárias ou patrocínios a eventos que compreendam ou estimulem o uso de bebidas alcoólicas, tabaco ou drogas ilícitas, que gerem exposição indevida de criança ou adolescente, que causem constrangimento, humilhação ou exclusão de indivíduos e grupos, que provoquem maus tratos a animais ou estimulem danos ambientais.

Da adoção de medidas contra à corrupção.

Devemos rejeitar e combater toda e qualquer forma de corrupção, favorecimento, extorsão ou pagamento de propina.

Da valorização da diversidade no local de trabalho

  1. Devemos seguir e cumprir as diretrizes da L1 de repúdio a qualquer preconceito, discriminação e assédio, promovendo o compromisso da L1 de apurar e combater situações de iniquidade, humilhação, exposição ao ridículo, intimidação, hostilidade e constrangimento, em consequência de cor, raça, sexo, origem étnica, língua, idade, condição econômica, nacionalidade, naturalidade, condição física, mental ou psíquica, parentesco, religião, orientação sexual, ideologia ou posicionamento político.

Da valorização da inclusão e do desenvolvimento profissional.

  1. Devemos seguir e cumprir as diretrizes que associam a evolução profissional de nosso pessoal ao comprometimento e contribuição para os objetivos da L1. Os sistemas de avaliação de desempenho e recompensa devem obedecer a critérios baseados no desempenho, potencial, competência e mérito individual, não sendo admitidos o favorecimento indevido ou a discriminação de pessoas.
  2. Seguimos e cumprimos as diretrizes da L1 de respeito à diversidade, promoção da inclusão social com consideração quanto às diferenças, e apoio à adaptação de processos de trabalho, ambientes e equipamentos que garantam igualdade de condições e acessibilidade.
  3. Seguimos e cumprimos as diretrizes da empresa de busca permanente de harmonização dos interesses da L1 com os seus trabalhadores, respeitando o direito à livre associação e negociação coletiva e reconhecendo a legitimidade dos sindicatos e do sistema interno de representação dos empregados.
  4. Devemos manter relacionamento cordial e ético com sindicatos e entidades do terceiro setor, agindo sempre com integridade e transparência.

Brindes, presentes e hospitalidade.

Não aceitamos ou oferecemos brindes, presentes e hospitalidade que desrespeitem os valores da L1 e as boas práticas de relacionamento comercial. Brindes, presentes e hospitalidade não devem ter valor comercial ou causar constrangimento à L1 ou ao profissional, no caso de serem conhecidos publicamente.

Coibição do uso de álcool, drogas ilegais, porte de arma e violência no trabalho.

É proibido ingressar e/ou permanecer no ambiente de trabalho ou em qualquer outra atividade da empresa, sob efeito de bebidas alcoólicas

O consumo, a posse ou o ingresso e/ ou a permanência sob efeito de qualquer tipo de droga nas dependências ou atividades relacionadas à empresa é expressamente proibido.

O porte de armas é permitido exclusivamente aos profissionais de segurança devidamente treinadas para o uso de armas. Outros colaboradores não poderão portar qualquer tipo de armas nas dependências ou atividades relacionadas à empresa.

São inaceitáveis, qualquer ato de violência, seja ela física ou verbal nas dependências ou em atividades relacionadas à empresa.

Respeito à privacidade e à confidencialidade.

Respeitamos a vida, privacidade e confidencialidade das informações pessoais de nossos pares, não podendo as relações hierárquicas restringir tais diretivas ou ser usadas para obter informações não relacionadas ao trabalho.

03 - PROCEDIMENTOS DE APLICAÇÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

Comitê de Ética e Conduta Empresarial (Comitê).

  1. A Diretoria indicará três funcionários de áreas diferentes para compor o Comitê de Ética e Conduta Empresarial.
  2. O Comitê decidirá sobre as denúncias de violação do Código e orientará sobre aplicação de suas normas por meio de campanhas de divulgação, resposta a consultas e emissão de comunicações internas.

Recebimento e processamento de denúncias baseadas no Código de Conduta Ética.

  1. O recebimento e apuração das denúncias de violação do Código e aplicação de seus dispositivos serão sigilosos e deverão preservar a identidade de todas as partes envolvidas.
  2. O Comitê disponibilizará e-mail e número telefônico para que os profissionais da L1 e terceiros apresentem denúncias, bem como realizem consultas para esclarecer eventuais dúvidas sobre as previsões constantes no presente Código de Conduta Ética.
  3. As providências aplicadas aos desvios de conduta podem ser ações educativas ou corretivas, advertências e até desligamentos, conforme a gravidade da situação. A deliberação sobre os casos é de responsabilidade do Comitê Comitê de Ética e Conduta Empresarial.1

4. VIGÊNCIA

O Código de Conduta Ética da L1 foi aprovado pela Diretoria, passando a vigorar a partir da data de sua publicação.

Curitiba, 27 de maio 2020.

* Exemplo: pais, irmãos, filhos, tios, avós, primos, companheiros, cunhados, enteados, genros, noras, cônjuges, primos de quaisquer graus e etc.

* São partes relacionadas quaisquer empresas controladas, isoladamente ou através de participação no grupo de controle acionário, direta ou indiretamente, pelos acionistas controladores da L1.

* Equipamentos, instalações, veículos, imóveis, marca e o acervo de conhecimentos, informações, sistemas, processos, tecnologias e inovações.

* Governantes, autoridades e servidores públicos.